-
Arquitetos: Raquel Pelosi Arquitetura e Design Visual
- Área: 362 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: Cosentino, Atlas Concorde, AutoDesk, Blindex, Decortiles, Direct Light, Escadas e Cia, Lourenço Móveis, RN Esquadrias, Ronchesel Marcenaria, Serralheria Corrêa, Stylo Gesso, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A simplicidade das formas e o volume limpo de qualquer informação deu chances para a criação de uma mini soltura no bloco da fachada, tornando-o livre do solo poucos centímetros. E esses quinze centímetros tão pequenos mediante a uma edificação tão importante se mostraram gigantes e nomearam o projeto: Casa Voadora.
Com a ideia da abertura máxima dos ambientes para o jardim, os brises deslizantes de madeira são fundamentais porque possibilitam iluminar naturalmente os ambientes e filtram o sol. A prioridade dos clientes era uma boa área de convivência, e com essa premissa a casa tem as áreas interno e externo totalmente mescladas, onde o se confundem e se unem, ou podem se separar quando fechadas as portas de correr.
Estas se recolhem e se escondem em sanduíches de paredes tornando a casa inteira fluida. Mas quando são solicitadas separam os ambientes isolam a residência. Mesmo pensamento para o painel da cozinha: quando aberto, é possível esquecer que existe ali um isolamento entre as áreas. Mas quando recolhido, uma pele de madeira cobre toda a face e fecha a cozinha.
A escada/escultura tem três funções: 1- Conduzir ao pavimento superior; 2- Decorar a sala; 3- Envolver o lavabo que se posiciona abaixo do segundo lance da mesma. Por ser aberta e estar no coração da casa, buscou-se a simplicidade visual: degraus suspensos revestidos de madeira que se estendem conferindo uma estante para o pavimento térreo, guarda-corpo de vidro incolor e nada mais.